quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Porque escolhi ser jornalista

Sempre quando me perguntam porque eu escolhi ser jornalista, a primeira resposta que me vem à cabeça é: Curiosidade. Mas descobri na faculdade que não foi apenas a curiosidade que me levou a escolher o curso. Descobri que a sede pela notícia e, principalmente, de transmiti-la a outras pessoas, foi outra razão que me motivou a optar pelo jornalismo.


Às vezes eu até titubeio, me entristeço com a profissão que escolhi. Somos mal remunerados, isso quando temos a sorte de conseguir um emprego. E não somos tão valorizados quanto deveríamos e gostaríamos. Mas foi a profissão que eu escolhi. E quer saber? ADORO!!!! Não me vejo em outro ramo, atrás de uma mesa fazendo contas, ou quem sabe fazendo um curativo (aff! odeio ver sangue), também não me vejo ensinando dentro de uma sala de aula, ou quem sabe advogando, defendendo um miserável assaltante, ladrão, homicida...


Quero levar a notícia a todos os lares, gosto de ver a reação das pessoas. Quer queira, quer não, é disso que sobrevivemos. Da notícia. Da sede pelo esclarecimento de um fato, de levar à tona uma injustiça e de cobrar que a justiça seja feita (isso não é um sonho). Sabemos que, apesar de existirem no nosso país três poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, a Mídia muitas vezes faz o papel do quarto poder. É ela quem cobra que as injustiças sejam corrigidas (continua não sendo um sonho), que os fatos venham à tona, que parte do mundo saiba o que acontece do outro lado do mundo.


Em suma, ser jornalista é querer ter o mundo em suas mãos numa tela de televisão, de computador, numa folha de jornal...


Fernanda Melo é jornalista, formada pela Unibahia.

2 comentários:

  1. Parabéns Fernanda! Gostei do seu blog! Também sou blogueira http://www.ofaniquito.blogspot.com/
    Apareça lá!
    Bjo
    Suely Temporal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, aff, faz anos q não atualizo meu blog. Obrigada, Suely.

      Excluir